Tuesday, March 06, 2007

Glossário do Humor

Por: Osvaldo Macedo de Sousa

Ácido (Humor...) - Corrosivo; demolidor, anti-construtivo.
Anedota - Relato sintético de uma peripécia jocosa, jogando numa narrativa com fim incongruente do qual resulta a explosão de sorriso ou gargalhada; Particularidade engraçada de um facto histórico ou lendário.
BD - O mesmo que Banda Desenhada; narrativa gráfica; história em quadradinhos.
Boneco - Qualquer desenho satírico. Designação que parece depreciativa, mas se usa com simpatia entre caricaturistas.
Burlesco – Género Literário e dramaturgico de cómico; caricato que também pode ser utilizado no meio gráfico como algo feito com humor menos polido.
Caricato - Burlesco; Ridículo; Exagerado
Caricatura – Na tradição Francófona significa todo o desenho de imprensa com algum cunho irreverente, hoje substituída pelo termo Cartoon, por imperialismo anglo-saxónico. Vem de "Caricare" – exagerar em italiano. Em sentido mais restrito significa retrato exagerado (retrato-charge) ou burlesco de situação.
Caricaturista - Artista que desenha na imprensa desenhos irreverentes, ou artista que faz retrato-charge - caricaturas.
Cartoon – Termo que no mundo anglo-saxónico incorpora muita coisa, desde todo o desenho de imprensa (conhecido no meio francófono por Caricatura), ao desenho animado (termo que por vezes se sintetiza em Toons)... No sentido restrito é o desenho que satiriza uma situação, num momento datável, e que se não for publicado no momento certo ou está antecipado e não é reconhecível a sátira, ou já está desactualizado. Marlete diz que o cartoonista é como o surfista, tem que entrar na onde no momento certo, assim como sair dela senão 'quebra as costas'. Para simplificar a confusão destes termos normalmente este sentido restrito é denominado como Cartoon Editorial.
Cartoonista - Humorista que desenha cartoons.
Cartum - Brasileirismo que significa cartune.
Cartune - Aportuguesamento do termo cartoon,
Cartunista - Aportuguesamento do termo cartoonista, apresentado agora no novo Dicionário revisto pela Academia.
Chacota - Troça; zombaria, anti-humoristico porque se ri De e não Com
Chiste - Dito engraçado; piada, termo de influencia castelhana.
Cómico - Divertido; actor de comédia.
Desenho de Humor - Caricatura; cartune; ilustração, normalmente intemporal, que pode ser publicado em qualquer altura, desde que esteja enquadrado na cultura do momento e local..
Escárnio - Troça; sarcasmo, formula de se rir De e não Com, portanto anti-humorística.
Gag - Efeito cómico, metido numa sequencia normal.
Grotesco - Excêntrico; ridículo, exagerado de forma rude.
Humor – Termo cuja definição é muito difícil, já que incorpora múltiplas situações dispares. Comummente significa algo que faz rir; Graça; caricatura; cartune; ilustração cómica. Contudo Humor, que os antigos associavam aos fluidos que regem a saúde do corpo, pode ser um estado de espírito, uma forma de vida, ou uma forma de olhar a vida. O Humor na saúde é fundamental, já que é meio caminha andado para ter menos doenças, para intensificar os resultados das prescrições médicas... Um estado de espírito quando é uma pessoa "alegre", dita "bem-humorada", o que não quer dizer um humorista, ou criador de humores. Uma forma de olhar a vida, ou seja um criador de humores, o que não quer dizer que seja uma pessoa bem-humorada, já que grande parte destes criadores até é no dia a dia um 'tristes'. Através desse olhar escalpelizante, o humorista dá-nos uma visão da vida do outro lado do espelho, mostra-nos o que está mesmo à nossa frente e que não conseguimos ver, por cegueira ideológica, religiosa, clubística... O Humor é o principal inimigo dos Fundamentalismos, é a formula mais Séria de viver a vida em Democracia. O Humor verdadeiro é aquele que se ri Com a vítima e não Da.
Humor Branco - Sátira de costumes, sem conteúdo edificante de crítica social.
Humor Negro - Efeito cómico associado a situações lúgubres.
Humorista - Aquele que produz situações ou desenhos cómicos ou satíricos. Aquele que tem o dom de desconstruir o mundo, e com os estilhaços nos fazer rir na reconstrução.
Ilustração - Representação desenhada, para complemento de um texto. Pode ter cunho humorístico ou não, pode ter intervenção cartunistica ou ser apenas ilustrativo.
Ironia - Afirmação que diz o contrário daquilo que se pretende realmente exprimir. Formula humorística que não ofende, mas que mantém a agressividade da irreverência.
Paródia - Imitação burlesca. Partindo-se do original, usa-se os elementos fundamentais numa recriação paralela, com utilização do duplo sentido.
Patische - Aproveitamento de obra alheia, da técnica, do enquadramento... para recriar uma situação humorística.
Piada - Chalaça curta e oportuna; dito de espírito
Repentista - Caricaturista que é rápido na análise do modelo e na execução da caricatura.
Retrato-charge - Caricatura de uma personagem, com a estrutura de retrato. OU seja é a Caricatura no sentido restrito
Sátira - Representação jocosa e crítica. No desenho humorístico é uma das fórmulas mais irreverentes de crítica e intervenção.
Sentido de humor - Capacidade de aceitar o humor alheio, apreender e produzir sátira.
Tira-cómica – Desenvolvimento narrativo de uma caricatura em dois ou mais quadros. Enquadrado ainda no género Caricatura / cartoon é a génese da Banda Desenhada, que na cultura anglo-saxónica se chama "Comics Strip", ou seja "Comics". "Comics" tanto pode ser Banda Desenhada, como Tira Cómica Cartoon... o que de novo vem trazer confusão nas definições.





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?