Thursday, October 29, 2009

AmadoraCartoon 09 - “Humores e Humanidades”

Por: Osvaldo Macedo de Sousa
Vigésimo é sonoridade de lotaria, sorte grande, sonho… É no sonho de um punhado de pessoas que este Festival se tem construído e nos orçamentos possíveis para o concretizar, sempre na esperança de mais do que um vigésimo da taluda.
Vigésimo é um objectivo e o contentamento do Homem, porque é uma meta e uma resignação, já que apesar de a ambição querer “O Gordo”, a Grande Taluda, nos contentamos com 20 avos, um vigésimo do Prémio e como tal não é um fim, mas um principio para mais futuros.
O dinheiro acaba por ser sempre o motor da humanidade, seja no sonho de sortes grandes, seja no trabalho, na sobrevivência do dia a dia, apesar de não ser a sua essência. Por essa razão, o “vigésimo” destes “Prémios AmadoraCartoon 09” (galardão de homenagem a artistas que se distingam pela sua carreira, pela sua arte dentro do cartoonismo) é dedicado ao “Humores e Humanidades” em duas vertentes paralelas, mas não menos confluentes.
Do estrangeiro vamos homenagear AGIM SULAJ, um artista albanês consagrado mundialmente pela sua visão irónico filosófica da alma humana plena de solidão e sofrimento nas angustias da pobreza, das migrações entre países e sociedades, da fome…
O artista português homenageado será SANTIAGU, um jovem que rapidamente se impôs como um dos traços mais agudos no escalpelizar personalidades, seres que se destacam na humanidade.

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?